02/09/2017

Por que amo a Itália (tradução)




Por que amo a Itália, sem saber?
Porque é a terra de meus avós
Porque lá estão minhas raízes
E para mim é como um “dejavù”       

Já caminhei em seus campos pelos passos de meus avós.  Sei que de um pobre lugarejo nasceu a minha família. E sei como foi difícil as pessoas deixarem a sua terra, o seu mundo, sua vida para viajarem a um mundo desconhecido...

Nunca estive na Itália, mas ela está no meu coração, com um forte sentimento que não sei  como explicar.

Gosto do seu aspecto romântico em todas as canções antigas. Amo a vivacidade das pessoas que falam com tanto entusiasmo que as palavras não bastam. E precisam falar com as mãos para exprimirem os seus sentimentos.

Amo a história da Arte que se encontra por todos os lugares. As suas pinturas, a sua arquitetura, os seus monumentos, e suas esculturas. Conheço um pouco apenas de longe. Mas gostaria de conhecê-la de perto.

Amo a língua que eu ouvi na minha infância e somente agora comecei a estudar.  A sonoridade das palavras são como uma canção que encanta quem as escuta.

As óperas italianas são lindas com seu aspecto teatral do canto. E seus artistas são tantos que não sei como enumerar... . Tintoretto, Boticelli, Caravaggio, Ticiano, Caruso, Pavarotti, Rafaelli, Pisani e tantos outros...

Há muitas coisas lindas em outros países. Mas essa é a terra de minha alma. Meu coração se divide em dois, porque sou brasileira de São Paulo, mas sou também italiana de Argenta, Província de Ferrara, na Emilia Romagna.

Uma amiga me disse que deixar o seu próprio país é quase como mudar de mãe. Parece-me que a tristeza dos imigrantes deixou uma marca em todos os seus descendentes. Eu me atrapalho ainda quando falo o italiano, mas as palavras nascem do meu coração.

Talvez eu não possa jamais conhecer a Itália, mas o que eu conheço de longe me embala os sentimentos. O meu pensamento é como uma bela pintura, um belo sonho que amo sonhar porque os sonhos nos levam (Al-di-là) para o além do além...




*************************************************************
O botão SEGUIR no Blog só aparece entrando pelo notebook ou PC. Pelo celular ele fica invisível
************************************************************
(em seguida texto original em italiano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário